EVANGELISTA & PRELETOR

EVANGELISTA & PRELETOR

sábado, 31 de março de 2012

somos devedores uns aos outros do Amor de Cristo.

Ao escrever Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo ensina no capítulo 13:8 "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." Portanto este ensinamento nos leva a perceber que somente através do Amor seremos capaz de cumprir os mandamentos do Senhor e estarmos no centro da vontade dELE. Texto semelhante encontramos no evangelho de João capítulo 13:34"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." Quando nos propomos a amar verdadeiramente os nossos semelhantes sabemos que estamos agradando a Deus,e com isso sendo a ELE obedientes, mas admitamos que amar nossos semelhantes como nos ensina o Senhor não é uma tarefa muito fácil. Amamos sim nossos familiares, nossos irmãos em Cristo que congrega conosco na mesma igreja ou nossos irmãos que congregam em outras igrejas/denominações, os quais temos uma afinidade ou um conhecimento mais aprofundado, mas daí vem a pergunta, e que quase sempre não encontra uma resposta positiva:- Você seria capaz de amar alguém que te feriu profundamente ?   Você amaria aquele drogado ou aquele mendingo de rua, ou aquela prostituta, os quais você nunca teve convivência ou contato ? Você amaria aquele alcoolatra que você encontra quase todos os dias ? Ou simplesmente mudaria de calçada e os evitaria? Pois bem, DEUS em sua infinita bondade e misericórdia despojou daquilo que ELE tinha de mais importante e valioso, o seu ùnico, isto mesmo, ùnico Filho, por Amor a mim e por Amor a você, conforme nos testifica a bíblia no conhecido texto do evangelho de João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Este é o amor que o Senhor quer que coloquemos em prática em nosso dia a dia, sem nos furtar das ordens que nos foram dadas. E para finalizar não poderíamos deixar de  citar também a primeira carta de Paulo aos coríntios especificamente em 13:4-7, onde Deus nos mostra as 15 características do amor que eu e você devemos expressar em nossas vidas:
1. A Bíblia nos diz primeiramente que o amor é SOFREDOR. Se tenho dentro de mim esta qualidade de amar alguém, então custo a ficar zangado, nunca levanto a voz ou perco a calma.
2. Em seguida, aprendemos que o amor é BENIGNO. Se tenho esta tão preciosa característica, então sou uma pessoa bondosa e criativa em pôr minha benignidade em prática. Procuro sempre elogiar em vez de criticar. Vejo sempre, na outra pessoa, algo positivo.
3. A Bíblia nos ensina também que o amor NÃO É INVEJOSO. Se possuo este tipo de amor, não fico com ciúmes quando a outra pessoa tem, por exemplo, um emprego melhor do que o meu; não fico inseguro se a outra pessoa é mais capacitada ou mais atraente do que eu.
4. O amor NÃO TRATA COM LEVIANDADE. Se realmente amo, como digo, então não procuro ser o centro das atenções nas conversas, nem me gabo das minhas habilidades, fazendo com que minha noiva ou esposa se sinta inferior ou deixada de lado.
5. A Bíblia continua dizendo que o amor NÃO SE ENSOBERBECE. Se tenho este tipo de amor, então não sou orgulhoso, nem arrogante diante da pessoa que amo. Não espero ser bajulado para fazer o que é de minha responsabilidade. Não procuro fama para mim mesmo.
6. O amor NÃO SE PORTA COM INDECÊNCIA. Com esta outra característica do amor, não sou grosseiro para com a pessoa que amo. Não sou sarcástico nem crítico. Procuro, cada vez mais, demonstrar meu amor com cortesia.
7. Na Palavra de Deus vemos também que o amor NÃO BUSCA OS SEUS INTERESSES. Este tipo de amor não é "auto-centralizado" mas "outro-centralizado". Não me centralizo nem focalizo em mim, mas sim naquela a quem amo, buscando seu bem eterno, suas necessidades reais-eternas. Estou sempre procurando descobrir os interesses dela. Não sou possessivo com aquela pessoa que amo, não vivo exigindo os meus direitos e querendo que faça a minha vontade.
8. Aprendemos ainda que o amor NÃO SE IRRITA. Se amo, não me exaspero, nem fico facilmente amargurado. Se amo não procuro ficar sempre na defensiva, nem sou super- sensível.
9. O amor NÃO SUSPEITA MAL. Se amo verdadeiramente, tenho que demonstrar que, de todo meu coração, confio em quem amo e tenho dentro de mim a capacidade de perdoar. Não procuro me vingar pagando o mal com o mal.
10. A Bíblia nos diz que o amor NÃO FOLGA COM A INJUSTIÇA. Com este amor na minha vida, nunca vou me regozijar quando a pessoa que amo falha, nem quando recebe a justa punição, muito menos quando recebe injustiça, seja ela pequena ou grande.
11. O amor FOLGA COM A VERDADE. Se é só a pessoa que amo que recebe o elogio ou recompensa que em parte também caberia a mim, eu assim mesmo me alegro.
12. Deus nos ensina que o amor TUDO SOFRE. Se amo, sou capaz de suportar qualquer tipo de provação ou angústia pelo bem daquele a quem amo.
13. O amor TUDO CRÊ. Com este amor, confio na pessoa que amo. Creio nela e no seu valor diante de Deus.
14. O amor TUDO ESPERA. Se estou realmente amando, creio que Deus está agindo na vida da pessoa que amo, trabalhando e moldando como o oleiro faz com o barro. Nunca desanimo.
15. O amor TUDO SUPORTA. Pela pessoa que amo sou capaz de tudo suportar. Não fico desanimado, nem triste.

QUE DEUS NOS CAPACITE A VIVER O VERDADEIRO AMOR COM QUE NOS AMOU PRIMEIRO !

Evangelista Mauro Lúcio Zefferino


Um comentário:

  1. MUITO BOM, O AMOR SE ESFRIOU EM TODAS AS CAMADAS SOCIAIS E RELIGIOSAS, ESTAMOS PASSANDO DA HORA DE REVER CONCEITO... PRECISAMOS ENTENDER DUAS COISAS BEM SIMPLES, AMAR O QUE DEUS AMA E PRIORIZAR O QUE DEUS PRIORIZA...QUE O SENHOR TE ABENÇOE...

    ResponderExcluir