EVANGELISTA & PRELETOR

EVANGELISTA & PRELETOR

terça-feira, 30 de outubro de 2012






A ESCALA DE VALORES CRISTÃ.



Mateus 6:25-34

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Em v.25 temos um principio geral:
“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mt 6:25)
O apostolo Paulo diz algo semelhante em Filipense 4.6 : “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”
Vamos notar aqui em Fil. 4.6 que como crentes devemos não ficar ansiosos, devemos orar e devemos agradecer.

O que então o Senhor e Paulo nos ensinam?
Tem muitas coisas de que temos de orar e deixar nas mãos de Deus!
v. 25 de Mateus 6 fala de três áreas especificas : comida, bebida e vestimenta.

       vs. 26-27 falam de alimento e estatura.
“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mt 6:26-27)

Tem um grande exemplo no VT de um servo de Deus que foi alimentado pelas aves. Era Elias.
“Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem. Foi, pois, e fez segundo a palavra do SENHOR; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente.” (1 Reis 17:4-6 )
O Deus de Elias ainda vive! E podemos ter certeza que providenciará as nossas necessidades quanto à alimentação!

 Um côvado é 45cm.

 – Deus ama a todos e quer a salvação de todos os homens e mulheres, meninos e meninas – altos, baixos, feios, bonitos, brancos, morenos, ricos, pobres, todos os seres humanos pois Seu Filho deu a si mesmo na Cruz – João 3.16.

Vs. 28-30 fala do vestuário.
“E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?”

Vamos chegar à conclusão de tudo isso vs. 31-34:
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
(Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si
mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
O que deve ser a nossa prioridade principal? Comida, bebida, roupa, um carro ou moto etc. etc.
Nada errada com estas coisas no seu lugar certo! Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
Mas o que deve ser a nossa prioridade na vida? Todo filho de Deus sabe mas nem todos a praticam!
Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Que o Senhor nos ajude colocar a Pessoa de Cristo, o Reino de Deus , a Igreja de Deus e o
trabalho de Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário