EVANGELISTA & PRELETOR

EVANGELISTA & PRELETOR

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Preconceito: "A Camuflagem de um problema social"
No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me. Ora, Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou a Natanael e disse-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê. (JOÃO 1:43-46)
O Homem estabeleceu no mundo de hoje um Padrão considerado Ideal de Beleza, onde para se enquadrar dentro desse padrão é preciso ter algumas característica próprias, sem as quais você está literalmente fora. Dentre essas características podemos destacar, altura acima de l,70 metros, peso em torno de 52 quilos, peles claras, olhos claros, dentre outras...

Com o trabalho da mídia influenciando os jovens e adultos, temos hoje uma sociedade alienada e em busca deste chamado padrão ideal de beleza, com culto ao corpo, onde as academias estão cheias e muitas vezes levando as pessoas a usarem a cada dia mais substâncias proibidas (os chamados anabolizantes), e por conta disso também temos pessoas, principalmente as meninas em busca da perfeição, que para alcança-la não fazem uma alimentação adequada, saudável, levando muitas delas a anorexia. Este Padrão Ideal da Beleza não foi estabelecido por Deus e sim pelo homem que determina como deve ser nossas vidas e como devemos viver, prova disso é o chamado preconceito (conceito antecipado daquilo que se analisa).O preconceito dito não existir muitas vezes no país, está ai para quem quiser ver, basta você analisar por um minuto ao nosso redor e lá está ele. O preconceito pelo bairro onde você mora, pela deficiência física que alguém possui, pela idade avançada ou pela cor da sua pele e até mesmo por sua etnia. Quem poderá afirmar que ele não existe é somente quem se enquadra dentro de uma das realidades aqui explicitada. Diferente do mundo atual. Ao analisarmos o trecho acima do evangelho de João, podemos observar que Jesus também sofreu com o problema de preconceito por ter vindo de uma cidade de pouca importância, ou de nenhuma expressão dentro do contexto da época. 

Nazaré a cidade de Jesus não tinha por característica dar profetas, e por conta disso e outras situações geográficas e até sócio econômica não era considerada uma cidade importante, pois seus moradores eram pessoas muito pobre, logo não tinha nenhum peso, era insignificante. Posso imaginar a decepção de Felipe quando encontra a Natanael e diz: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. E Natanael literalmente joga-lhe um balde de água fria e tira todo o seu entusiasmo perguntando-o: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Quem nunca passou por situações semelhantes ? Quem nunca dentro de sua própria casa recebeu uma palavra negativa, dizendo que você não seria capaz, não conseguiria, não alcançaria seus sonhos ? Quem por algum momento de sua vida não foi proferido pela cor de sua pele, ou pela sua deficiência ou pela sua idade avançada ? Esta não foi a única vez que Jesus sofreu preconceito, mas em outra ocasião também, quando referiram a Jesus pelo grau de parentesco (deixando claro que por ser parente de quem era não poderia ter o conhecimento que tinha, senão vejamos:
Tendo terminado de contar essas parábolas, Jesus saiu dali. Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: “De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?” E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.Mateus 13:53-58
Portanto amados não sejamos pacientes em aceitar as determinações dos homens para nossas vidas, o que precisamos é aceitar os padrões estabelecidos por Deus para nossas vidas, vivendo dentro dos padrões bíblicos e combatendo o preconceito seja a que nível for, com a palavra de Deus. Somos filhos do Dono do Ouro e da Prata, co-participantes com Cristo da sua herança e temos uma autoridade espiritual concedida por Deus no principio da criação (Gn. 1:26b). E para finalizar quero deixar aqui as palavras do apóstolo Paulo em Filipense Capítulo 4:12-13 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.
JESUS OS ABENÇOE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário