EVANGELISTA & PRELETOR

EVANGELISTA & PRELETOR

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

NÃO FOI O BEIJO O ATO MAIS IMPORTANTE...
                                       

 E logo, enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes, dos escribas e dos anciãos. Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o e levai-o com segurança. MC 14:43-44

O beijo era um sinal de respeito, e Judas Iscariotes fingiu submissão e respeito, e vendeu Jesus por 30 moedas de prata. Ainda hoje, o beijo é a expressão de nossos sentimentos mais profundos, quando usado entre um homem e uma mulher na qualidade de casais, quer sejam maridos e mulheres ou até mesmo namorados, o beijo revela o amor eros; quando usado por irmãos ou amigos revela então o amor filos, mas dentro do contexto da passagem bíblica, o beijo não era tão importante naquele momento, pois havia algo bem mais importante que aquele simples beijo, até mesmo porque o sinal poderia ter sido um tapinha nas costas, um aperto de mãos, um abraço ou até um apontar de dedos que seria o suficiente para indicar quem era Jesus.

Ainda no mesmo capítulo 14 do evangelho de Marcos,entre os versículos 27 à 31 Pedro é avisado que negaria a Jesus por três vezes antes que o galo cantasse por duas vezes(E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão.Mas, depois que eu houver ressuscitado, irei adiante de vós para a Galiléia.E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu.E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.Mas ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também, e mais adiante, nos versículos 66 à 72 vimos o cumprimento dessa passagem( E, estando Pedro embaixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote;E, vendo a Pedro, que se estava aquentando, olhou para ele, e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno.Mas ele negou-o, dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou.E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais.Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu, e tua fala é semelhante.E ele começou a praguejar, e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais.E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E, retirando-se dali, chorou).Mas afinal o que era importante então ?

O mais importante de tudo isso estava escondido atrás do beijo, a humildade de Jesus era o mais importante de tudo, a ponto de ser necessário um sinal para que os soldados romanos pudessem saber quem era ELE. Ora Jesus era um homem de multidões, onde quer que ele estivesse sempre uma grande multidão o seguia, mas naquele momento ele se encontrava ali somente com os seus discípulos, será que era preciso mesmo um sinal para diferencia-lo dos demais ? Claro que sim, a humildade de Jesus era tamanha que se misturava com as maneiras de seus discipulos.Quando Pedro nega ao mestre foi porque ele fora reconhecido por ser parecido com Jesus.
Jesus sendo Deus não usurpou ser igual a Deus -Fp. 2:5-6; e também num exemplo de humildade lavou os pés dos dścipulos - Jo 13:12-17: Nos ensinou ainda que devemos nos humilhar como crianças- Mt 18:3-4. o Apóstolo Tiago 4:6-10 fala da importância da humildade. A humildaade é fundamental para nossa comunhão com Deus, sobre isso pregou Jesus  em Mateus 5:3  "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus."
O que temos visto hoje é a ostentação de certos líderes religiosos e de determinados cantores evangélicos que se auto intitulam e levam a suntuosidade para dentro dos templos e nos locais em que se apresentam, com cobranças de cachês altíssimos para ministrar a palavra de Deus e para louvar e engrandecer o nome do nosso Senhor.

Jesus demonstra ainda toda sua simplicidade e humildade quando entra em Jerusalem montado em um jumento, quando sendo ele quem era poderia ostentar adentrar numa carruagem, se assim desejasse, mas preeferiu nos ensinar que devemos ser o menor na casa de Deus.Mateus 21:1-11

Martinho Lutero, quando escreveu as 95 teses (1517) foi por bem menos do que temos visto hoje se propagando no meio do evangelho de Jesus Cristo, pois temos levado para dentro dos templos o modismo do mundo, quando deveríamos levar ao mundo a simplicidade do evangelho e a humildade de Jesus, afinal o evangelho consiste em Arrrependimento e salvação de nossas almas, o resto é doutrina dos homens ! Deus os abençoe.

(Evang. Mauro Lúcio Zefferino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário